sábado, 25 de setembro de 2010

O Surgimento da Fotografia

Igm da primeira fotografia permanente do mundo por: Nicéphore Niépce, em 1825

As cenas retratadas por artistas muitas vezes mostrando fatos hiatóricos e personalidades épicas tinham grande importância, sobretudo nos países de civilização mais desenvolvidas. Famílias de influência política e econômica patrocinavam desde representação pictóricas até os estudos dos artistas, pode-se assim sentir a importância de se ter uma cena que fora vivida e marcante em algum momento ou situação relevante para a história da humanidade.
Com a descobertas da fotografia, os artistas começam a perder seu valor e espaço, pois, as famílias tradicionalistas passam a contratar fotógrafos (artistas) para registrar esses mesmos momentos.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia e foi produzida em oito horas de exposição à luz solar. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama".
Depois disso veio o processo fotográfico à vapor com tempo reduzido de horas para minutos, o chamado DAGUERREOTIPIA. E posteriormente o processo com papéis fotossensíveis que eram cobertos com cloreto de prata, o COLOTIPO, processo esse que é muito parecido com o processo fotográfico em uso hoje.
Desde então a indústria da fotografia se estabeleceu e as técnicas evoluíram cada vez mais, as câmeras diminuíram e se modernizaram. As representações pictóricas perderam espaço e a fotografia ganhou assim uma importância singular, sendo hoje em dia tidas como Arte e desenvolvida por artistas de uma forma refinada e apreciativa.
Se estabelecendo a tal ponto que a popularidade da mesma faz de pessoas comuns  quererem experimentar a arte de fotografar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário