domingo, 22 de abril de 2012

Acontecimentos, produções e afins...

A tempos eu não faço um post, a tempos eu não escrevo (pelo menos não para um artigo do blog) e isso não por ócio ou falta de vontade, mas por uma questão de intensas atividades e conseqüentemente falta de tempo.

No verão eu participei de uma Residência Artística no Recôncavo Baiano na cidade de Cachoeira, e desde então tenho produzido. A residência foi uma experiência das mais ricas artística, socialmente e no lado pessoal, claro. Desde o processo criativo às dificuldades e recompensas de se viver agrupado com pessoas desconhecidas (ou pouco conhecidas) e de culturas diferenciadas. Contexto para “rendições” posteriores, histórias curiosas e vívidas.

Ainda com impressões de tudo vivido na residência eu passei a produzir, desenhando, continuei com as projeções estéticas e análises partindo para a prática de trabalhos que tomarão corpo e vida (assim espero). E partindo da mesma linha humanista a que tenho me dedicado e debruçado em pesquisas, sobretudo as vivências sejam pessoais ou em termos de observação. Acompanhamento contínuos de histórias, casos, causos e fatos.

Em meus desenhos há a exploração dos sentimentos através de movimentos de corpos levemente desconstruídos e resignificados de acordo com as minhas impressões (releituras), é também a utilização de texturas e cores que somam à dramaticidade e composição das imagens. Desde contornos marcados á traços simplificados e lineares cabeludos de expressão vívida a que tanto eu me apego, não quero limitar o meu traço a ponto de perder a expressividade.

Eu não posso dizer que já produzo arte com excelência (é difícil se auto-avaliar), e realmente eu incansavelmente quero aprender mais, portanto, não me considero uma exímia produtora de arte. Mas tenho me esforçado para me ater nos aprendizados. Eu não tenho dúvidas de que a melhor forma de ser bom no que se faz é aprender com quem já sabe e principalmente com quem vive. O que seria, então, melhor matéria-prima para um artista do que as pessoas em sua época e com suas sapiências? E é disso que tenho tanto me alimentado, sem desprezar é claro as atividades e repasses de informações acadêmicas.

Prévia de produção:








*Falarei mais detalhadamente da residência e de como a minha vida acadêmica tem se desenrolado e do que mais ando produzindo e pesquisando.









Nenhum comentário:

Postar um comentário