sábado, 16 de março de 2013

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón - Frida Kahlo


 
 
 

Uma das histórias reais que mais me impulsiona e influencia no campo artístico, político e em muitos aspectos, humano. A história dessa grande artista com uma personalidade das mais fortes e autênticas, não é apenas importante pela sua trajetória pictórica  no mundo e sim pela forma como viu e retratou a sua própria dor causada por uma tragédia.



Frida além de uma expressão muito peculiar em sua obra surrealista, foi parte da expressão política-cultural de uma época revolucionária de nossa história, o Comunismo. Ao lado de seu marido, o pintor Diego Rivera, comunista e quem de fato era ativo nas questões libertárias comunistas.  Frida além de uma grande artista foi também uma grande companheira, uma grande mulher, e uma amante perfeita. E passa por muitas situações de conflito em seu casamento... Ops, eu não devo contar mais!!!




Sua feminilidade é tão inspiradora quanto à revolução causada pela sua arte no mundo, com sua superação e relatos de seu sofrimento com um olhar puro e perene. Frida kahlo não é apenas um filme para artistas, é um filme para quem porta sensibilidade, seja ela crua ou lapidada.

Do espelho no teto de sua cama, via-se e retratava-se bela. Incentivada por seu pai, começa a pintar, o que parecia um passa-tempo, era a expressão de uma grande artista com personalidade inquieta e entregue.
 
 
 

Não aceitava em elogios tanto quanto aceitava críticas, isso é fruto de um perfeccionismo e autocrítica, para quem tem ego controlado nas artes é normal essa conduta, e eu, partilho dela. Quanto ao seu estilo pictórico Frida falava algo que eu também concordo, “Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade.Sempre digo, o Surrealismo é invencionice de quem queria ser original de uma época tentativas e acertos revolucionários, aos exibicionistas como Salvador Dalí que, apesar da habilidade apuradíssima na pintura, gostava mesmo era de aparecer (o que não é ruim, isso cabe a cada estilo artístico, uns mais performáticos, outros mais plásticos ou teóricos).
 

 
Abaixo o filme. Para quem se interessou, eu recomendo! Para quem não se interessou, eu recomendo mais ainda!!!

 
"Sou Frida, mas jamais me Kahlo"!!! :P

 




Atentem-se para a trilha, linda. Com direito a Frida - burn It blue , música interpretada por Caetano Veloso e Lila Downs no final do filme. Música essa inclusive que levou a uma apresentações dos cantores no Oscar de 2008 (se eu não me engano). Linda canção!





*

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom, Wilson!
      Sim, além do filme ter qualidade de filmagem e bons atores, a história de Frida e sua personalidade são incríveis.
      (perdão pela demora na resposta, retomando o blog)

      Excluir