sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tarcio V_______

 O Artista Visual, Arte Educador e Grafiteiro Tarcio Vasconcelos participa junto a outros artistas da exposição Grafite - Sinais Urbanos no dia 27 de Janeiro de 2011, na Galeria Centro Cultural dos Correios.


Natural de Salvador, tendo passado parte de sua vida na cidade de Pojuca, interior da Bahia, Tarcio V. como é mais conhecido, possui trabalhos pela capital da Bahia. Tarcio tem peculiaridades em suas Obras, de visual não convencional e de apuro técnico na “quebra” da forma humana. Suas intervenções urbanas são sutis. O artista perece conhecer tão bem o meio que intervém que adéqua “Obra” x “Espaço” de maneira harmoniosa e mesmo transgredindo, torcendo propositadamente a forma física humana e adequando a elas partes de animais como pássaros e peixes (O que me lembra a arte antiga das representações egípcias e de deuses gregos ou semideuses, representados por partes humanas e partes de animais.) a forma produzida é fluida.


Formas arredondadas e de expressividade melancólica, tal qual como o cotidiano urbano de Salvador. Tarcio V. usa de técnica linear no grafite o que evidencia as representações que trazem o peso do volume em seus sombreados de características do traçado a lápis.


Diferenciação no grafite hoje em dia é tarefa difícil e para um artista de rua que se preocupa com o efeito e expressão a ser passada é incomum. V. consegue transpor nas ruas o seu trabalho intelectualmente produzido transformando muros já rechaçados em “telas urbanas”. De certo o lado acadêmico do artista permite essa transposição, mas o fato de manter as origens do grafite traz despretensiosamente a excelência de suas obras para a população quebrando a rotina sem a necessidade de idas às galerias ou museus (o que muitas vezes não é possível para quem tem os “corres“ diários).





Clique aqui para ver os trabalhos do Artista

4 comentários: