quarta-feira, 13 de março de 2013

DO REPÚDIO AO ALÍVIO - NÃO FOI APENAS UM CASAL GAY AGREDIDO, foram pessoas maravilhosas cheias de amigos...


Hoje, eu me deparei comum vídeo de agradecimento por manifestações de carinho e apoio a duas pessoas que não inspiram outra coisa a não ser carinho. Foi cortante ver esse vídeo, ainda que alivie um pouco por saber de sua recuperação.

 Roberta nascimento, atriz, maquiadora, performer e Talitha Andrade, artista visual que tem trabalhos espalhados pela cidade de Salvador fora agredidas covardemente na tão requisitada Galeria ACBEU no dia 01 de março de 2013 durante uma exposição. Agredidas por motivos ridicularmente rasos e inaceitáveis.

Apesar da direção da galeria ter dado todo o apoio e tendo atendido (como seria de obrigação da mesma) às necessidades de cuidados médicos, ainda assim, fica a dor física, emocional e o constrangimento.
 
 

Ao ver a notícia no jornal e abrir a minha página do facebook levei um susto com a agressão que, já seria ruim de ver um casal ser agredido, mulheres serem alvo da intolerância e sendo gays ainda passarem pelo punho de um preconceituoso canalha, truculento que, certamente não sabe o valor de uma vida além de suas convicções deturpadas do que é o amor. Macho que é macho, homem que é homem não se incomoda com questões homoafetivas!!!

 

    


As lembranças de Talitha e Roberta são as melhores possíveis e do amor das duas ainda mais, duas garotas de porte pequeno que se agigantam diante de suas artes e do amor que tem por partilhar as manifestações artísticas com as quais possuem habilidade. Meninas responsáveis, divertidas, carinhosas, grandes artistas. Se você leitor passar as matérias desse mesmo blog  verá um performance realizada ela Roberta com apoio da Talitha na XX Bienal do Recôncavo. Participantes assíduas que são, realizaram recentemente uma exposição linda com trabalhos atuais e significativos sobre a Sociedade Consumista. Estiveram comigo e outros estudantes na Residência universitária de Artes Visuais também no Recôncavo no início de 2012, como palestrantes, e com uma linda participação.

Uma das melhores cenas que guardo das duas foi, Talithinha carregando literalmente Robertinha nas costas que estava com um dos tornozelos engessado, levando-a para algum lugar no centro, ambas com sorrisos nos lábios concebendo o feito como uma aventura sutil em meio aos carros e tranzeuntes. O amor que ambas tem uma pela outra é tão verdadeiro que, ainda que diferentes nas personalidades, são iguais no sentimento e tolerância que a maioria dos casais não tem entre sí hoje em dia. Aaaah! Debater arte com essas grandes artistas é um presente, aí se vê o quanto são responsáveis com suas habilidades e o quanto se preocupam com as questões culturais e educacionais de fato. Diante de tudo isso, ver as cenas das duas assustadas e fragilizadas (além da revolta, claro) pela situação com elas ocorridas nos faz sentir como se fosse conosco.
 
Certamente muitas pessoas, amigos ou conhecidos, têm lembranças e vivências maravilhosas com as meninas e por isso, tantas manifestações de carinho que chegaram a uma manifestação real na frente da Galeria ACBEU.
 
Fotos: Gilberto Júnior / Bocão News
Nota originalmente postada às 20h do dia 4



"a vereadora Dra. Fabíola Mansur solidarizou-se com o casal Roberta Nascimento e Talita Andrade, vítima de agressão por um segurança do Teatro ACBEU."
 
 
 
Esse vídeo foi feito em agradecimento às manifestações de apoio, com Robertinha ainda se recuperando. Como lhe é proveniente, sempre educada, consciente dos fatos e acontecimentos, ela reflete sobre o que lhe aconteceu e fala de forma mais ampla sobre as agressões, impunidades e atitudes prol da defesa e justiça de cada um. 



Ao ver a situação eu me fiz um questionamento, de como seria bom ter as duas sendo notícia em destaque pelos seus trabalhos artísticos e não por um lamento desses. De qualquer maneira, elas ficaram sabendo (ainda que por vias de um terrível fato) o quanto são queridas e quantos amigos possuem.


Adoro essas duas grandes pequenas, e a minha admiração é pelo que são, pelo que representam e pelo que transmitem, O SEU AMOR!






Nenhum comentário:

Postar um comentário