quarta-feira, 10 de abril de 2013

Arquitetura da Destruição - Artista Frustrado é um perigo!



Em meio aos trabalhos e leituras aqui, lembrei de um documentário histórico e que faz lembrar as aulas de Estética e Teoria da Pintura da Academia de Artes, "Arquitetura da Destruição", me faz lembrar também que personalidades frustradas quando ruins, são um perigo (se forem dotadas inteligência incomum, mais ainda). São quase duas horas de filme que mostram como Hitler se utilizou das artes para construir seu Império da Morte, pesado e intenso,  cruel, mas creio que seja construtivo no sentido do conhecimento histórico.

Frustrado por não ser um exímio artista, amante das artes, Adolf Hitler eliminou o que lhe foi conveniente e manteve o que julgava ser bom. Mandou que tantas outras "obras" fossem criadas e em meio a tudo isso, o seu massacre seguia.

 
*A legenda fica do lado esquerdo abaixo, na barra da tela do filme. Bom Doc.!!!




 
 
"Undergångens arkitektur (Arquitetura da Destruição) é um documentário produzido e dirigido pelo cineasta sueco Peter Cohen, que trata do uso da arte e da estética pela Alemanha nazista. Foi lançado originalmente na Suécia em 1989."
 
"A narrativa do documentário é feita por vezes de modo irônico, tratando Adolf Hitler como uma pessoa frustrada, 'limitada intelectualmente' e cujos projetos por vezes eram por vezes de "resultados amadorísticos". Logo no início Peter Cohen apresenta Hitler como um arquiteto e pintor frustrado por sua não-admissão na Academia de Artes de Viena, criando uma subseqüente obsessão pela Antiguidade Clássica, Richard Wagner e Linz, sua cidade natal."



Um comentário:

  1. Olá Ernesto,
    Eu agradeço pela visitação, pelo contato e também pela recomendação.
    Gostei dos seus trabalhos de restauro, são muito bons!

    Intercâmbios são sempre bem vindos, sempre que posso posto alguma novidade, espero poder acompanhar as tuas.
    O Do Corpo ao Tempo é uma distração(porém, séria), mas espero que satisfaça. Se
    tiver alguma sugestão, será muito bem vinda!

    Abraço!

    ResponderExcluir